
A história do Brasil, relatada em livros e passada de geração em geração, nem sempre retrata de forma fiel a realidade dos fatos. Na maioria das vezes, inventa-se maravilhosa fábula, contada (e aumentada) com o intuito de dar um alto grau de importância ao ocorrido, transformando os personagens em heróis veneráveis.
Sobre o grito de independência do Brasil, por exemplo, dizem alguns historiadores que o mesmo não ocorreu com tanta pompa, às margens do rio Ipiranga.
Mãããs, esta é uma outra história, para um outro momento.
Após uma vasta pesquisa em pergaminhos e outros documentos históricos, tive acesso "ecsclusivo" à história de uma conhecida cidade brasileira...
Tudo aconteceu em uma manhã quente de verão, no ano de 1654.
Um grande fazendeiro do interior de São Paulo, dono de muitas terras, porém de pouco estudo, estava às vésperas do nascimento de seu primogênito.
Aquele homem morria de amores por sua esposa, e sua felicidade seria completada com o nascimento da pequena criança.
Certa feita, visitando as mais recentes aquisições de terra, sua esposa, às vésperas do parto, acompanhava o marido na viagem.
Em dado momento, a jovem mulher foi picada por mortífera serpente, enchendo de angústia e medo o pobre homem.
Neste momento, um de seus empregados mais fiéis, ágil como um lince, tratou de pegar a jovem nos braços e colocá-la na condução. O marido, aturdido e congelado pelo medo, permanecia inerte perante a terrível possibilidade de perder a amada esposa e o esperado filho.
O empregado, desesperado e esbaforido, já em cima da charrete, gritava e gesticulava ao patrão, para que este subisse à condução, a fim de deslocarem-se à cidade mais próxima para dar um antídoto àquela terrível picada:
- Patrão! Ô hômi de Deus! Simbora! Simbora senão o soro acaba! O soro acaba!
Reza a lenda que a mulher foi devidamente medicada e passou bem, sem apresentar qualquer dano a ela ou à pequena criança que carregava no ventre.
O homem, satisfeito, voltou às suas terras e ali fundou uma nova cidade, em agradecimento à salvação de sua esposa.
E assim, meus amigos, transcorreu a história de fundação da cidade de Sorocaba, no interior paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário